quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Diferença de valores de carros e preços que ilustram anúncios chegam a R$ 15,3 mil

       Uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostra que o preço do veículo que ilustra a propaganda não corresponde ao anunciado. Segundo o levantamento, a diferença dos valores variavam de R$ 900 a R$ 15,3 mil.


     O Idec analisou propagandas de carros de oitos das principais montadoras presentes no país (Citroën, Renault, Fiat, Peugeot, Hyundai, Nissan, Chevrolet, Ford), veiculadas no mês junho, e comparou nos sites de cada empresa o valor correspondente ao veículo que ilustrava o anúncio.
    Segundo o Instituto, rodas de liga leve, pintura metálica, faróis de neblina, teto solar, GPS, etc, são equipamentos opcionais que, em geral, encarecem o preço final do automóvel. No entanto, o resultado mostra que muitas montadoras ilustram os anúncios dos veículos com essas características, por um preço tentador, mas na verdade, ele é de um carro simples, sem qualquer tipo de acessório. A informação sobre a verdadeira versão do automóvel encontra-se escrito com letras minúsculas, normalmente localizado na parte inferior da página de um jornal ou na tela do televisor.
   Para o gerente técnico do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira, esse tipo de propaganda pode ser considerada enganosa. "As informações essenciais que influenciam na decisão da compra do produto, como o preço, por exemplo, precisam ser comunicadas com clareza, para não induzir o consumidor a erro", afirma Oliveira.
Em letras miúdas
  A maior diferença entre o preço anunciado e o real foi de R$ 15.370 encontrada em anúncio da montadora francesa Citroën, no modelo novo Citroën C3. Nele, segundo o Idec, a montadora coloca em destaque o “exclusivo para-brisa Zenith, que proporciona 80% de aumento no campo de visão” com a frase “Versões a partir de R$ 39.990”. Na verdade, o consumidor que escolher a versão mais básica do veículo com o para-brisa deverá desembolsar nada menos que R$ 45.160.

Já a menor foi o valor de R$ 900 no modelo Fiesta Hatch 1.0, da montadora Ford.
Além da diferença de preço, ainda existe o problema das letras miúdas no rodapé do anúncio, que tentam desfazer possíveis interpretações equivocadas. No caso do Nissan March 1.6 S 2013, por exemplo, apenas no rodapé da página eles informam que o valor de R$ 32.990 do anúncio, equivale apenas a modelos fabricados em 2012, com um estoque de apensa três unidades. O preço da mesma versão, mas fabricada em 2013 é de R$ 35.990, ou seja, uma diferença de R$ 3 mil.
Direitos do consumidor
      Oliveira alerta que essa prática fere o artigo 37 do CDC (Código de Defesa do Consumidor) que prevê que "é enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor.”

      Procurada pelo Portal InfoMoney, a Nissan do Brasil afirmou em nota que as peças publicitárias que anunciaram as ofertas de seus veículos - March versão 1.6 S -, se referem às últimas unidades de seus modelos 2012 disponíveis nas concessionárias. "Como os novos modelos também já estão disponíveis em nossas concessionárias, o anúncio foi veiculado com o objetivo de informar ao consumidor a possibilidade de adquirir um carro mais antigo e mais barato, ou um mais recente, sem oferta."
A Ford e a Citroën não se pronunciaram sobre o assunto.
fONTE: Portal InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário