sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Vai sair de férias? Então deixe sua casa segura


       Vai viajar e deixar a casa sozinha? Cuidado. Nessa época do ano roubos e furtos a residências aumentam . Portanto, se vai aproveitar os feriados de final de ano longe de casa, saiba quais são os cuidados necessários para deixar a sua casa menos vulnerável à ação dos bandidos.
Luzes acesas
     Não deixe luzes acesas.  Esse é um truque manjado, que tem efeito contrário: atrai os ladrões. Por isso, enquanto estiver fora, faça com que sua casa aparente estar habitada. O mais indicado é você utilizar temporizadores (dispositivos que ligam e desligam automaticamente a iluminação) nas luzes internas e externas. Eles dão a aparência de que alguém está em casa. Também é aconselhável não deixar cadeados do lado externo do portão, pois são indícios de que o imóvel está vazio, alvos preferidos dos ladrões.
Joias e dinheiro
    Não deixe joias e dinheiro dentro da casa, mesmo que seja em um cofre.  No período da viagem, o mais indicado é deixar joias e dinheiro em cofres de bancos ou empresas privadas.
Use seu vizinho como aliado
    É importante comunicar sobre sua viagem a um vizinho de confiança, deixe com ele os seus contatos, como telefone celular e o telefone do local onde você estará. Às vezes, o seu vizinho pode ser o seu melhor amigo.
Nem todo mundo precisa saber que você vai viajar
    Recomenda-se a não falar para todo mundo que você vai viajar, pessoas estranhas podem ouvir e uma dessas pessoas pode ser um ladrão. Portanto, comunique sobre sua viagem, somente às pessoas que precisam saber. Além disso, quando for colocar as malas no veículo, faça isso ainda na garagem e não na frente da casa. Pois um bandido pode passar e perceber que você está prestes a deixar a casa vazia e vulnerável.
Caixa de correios
   É importante suspender entregas rotineiras ou pedir para alguém de sua confiança recolher revistas, jornais e correspondências. Além disso, é importante checar se as caixas de correios estão localizadas em áreas bem iluminadas e com travas que previnam contra o roubo ou furto de correspondências. Muitos ladrões utilizam correspondências para coletar dados sobre os moradores e terem acesso facilitado ao interior do condomínio.
Deixe a campainha desligada
   Isso mesmo, desligue a campainha. Muitos bandidos tocam a campainha da casa somente para atestar se tem ou não, alguém em casa. A campainha desligada não faz a sua casa ser mais segura, mas deixa os ladrões em dúvida se a casa está realmente vazia. O que pode forçá-los a procurar outro alvo.
Equipamentos de segurança
  Na medida do possível, instale dispositivos de segurança, como alarmes e sensores de presença. Os melhores sistemas de segurança integram sensores de presença, sistemas de alarmes e circuito fechado de televisão, com acesso às câmeras, pela internet. Mesmo que a sua casa seja equipada com dispositivos de segurança e você tenha tomado todos os cuidados para inibir as ações dos bandidos, ao chegar de viagem, procure identificar a presença de pessoas estranhas antes de desembarcar de seu veículo ou caso existam sinais de arrombamento não entre em casa, na dúvida, ligue para o 190 e chame a polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário