sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

É importante dar exemplo


       Diariamente, encontramos pessoas simples que nos ensinam cotidianamente a sermos melhores. As ruas estão cheias deste tipo de pessoas, anônimos que fazem a diferença.  Como eles fazem isso? Dando exemplos. Pois a gente sempre aprende com os exemplos. Não importa se você tem três ou oitenta  anos, ver o outro atuar sempre ensina. 
        Não precisa ser nada espetacular ou heroico  Pode ser um gesto simples, como recolher o cocô do cachorro, deixar livre o assento preferencial no ônibus, não estacionar o carro na vaga de cadeirante, respeitar a faixa de segurança , sinalizar uma manobra de direção, dentre outros. o maior de todos os gestos: respeitar o outro. 
       Entenda bem, você tem o direito de gostar ou desgostar de quem é diferente. Concordar ou discordar de comportamentos e ideias. Mas não tem sentido algum desclassificar, desautorizar ou humilhar quem tem outro pensamento.
     Mahatma Gandhi (1869-1948) deu o exemplo da não violência e com essa estratégia ajudou a expulsar o poderoso Império Britânico da Índia. Sem disparar um único tiro despachou os ingleses para casa. É dele a iluminada frase: "Seja a mudança que você quer ver no mundo."  Em outras palavras: seja o exemplo do que você quer transformar.
      Todos podemos fazer algo de bom, as vezes basta apenas dar  o exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário