terça-feira, 4 de dezembro de 2012

VI NA INTERNET - Por que bêbados sobrevivem mais a acidentes?


Já virou folclore a frase "santo de bêbado é forte". Pessoas alcoolizadas provavelmente se acidentam mais. Mas, se conseguirem chegar ao hospital antes de morrer, os bebuns têm mais chances de sobreviver do que alguém sóbrio com um problema similar.
       Essa foi a descoberta dos pesquisadores liderados pelo professor Lee Friedman, da Universidade de Illinois (EUA). Os cientistas analisaram dados de mais de 190 mil pacientes que deram entrada nos hospitais do estado de Illinois entre 1995 e 2009, com algum tipo de traumatismo. Eles mediram o nível alcoólico no sangue dos pacientes.
     A conclusão feita pelos pesquisadores: os mais bêbados tinham até 50% a mais de chances de sobreviver - principalmente os pacientes com perfurações de bala ou faca, causadoras de lesões internas ou na espinha, medula e no tronco.
     Ao que tudo indica, quando o organismo se machuca e precisa desencadear uma resposta fisiológica, quem está com álcool no sangue se sai melhor. "Depois de uma lesão, se você está intoxicado, parece existir um efeito de proteção. Quanto mais álcool você tem, maior é esse efeito", diz Friedman. (vi na SuperInteressante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário