quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Brasília não é corrupta e tem a cara do Brasil


     Políticos, corrupção e CPIs se tornaram símbolo de Brasília (Beto Barata/Estadão Conteúdo)
    Em meio a casos de Mensalão, Carlinhos Cachoeira, CPIs e tantos outros escândalos, os brasileiros passaram a classificar Brasília como uma cidade corrupta. Vocês não poderiam estar mais errados.
Ponte JK é uma das atrações da cidade (Foto: Roosevelt Cassio/Estadão Conteúdo)
  O Brasil se acostumou a acreditar que Brasília é a Esplanada dos Ministérios e só. Ledo engano. Brasília não é só política. Existe uma bela cidade além dos prédios governamentais que as TVs mostram. Talvez Brasília seja a maior vítima do povo brasileiro. Sim, vocês do Brasil a fora dão muitos motivos para Brasília odiar vocês, (pelo menos mais de 500 motivos a cada 4 anos).

  Mas vamos apresentar uma Brasília que ainda não é conhecida dos brasileiros, talvez assim, você possa vê-la sem achar que ela é o "demônio que veio criar impostos para você pagar".
    Afastando-se um pouco do Congresso Nacional, você irá encontrar a ponte mais bela do mundo. Exagero? Pode ser. Mas essa mesma opinião foi compartilhada pela Engineering Society of the State of Pennsylvania (Sociedade de Engenharia do Estado da Pennsylvânia - EUA), que classificou a Ponte JK, como a mais bonita do Planeta.
     Inaugurada em 2002, a Ponte Juscelino Kubitschek, ou simplesmente Ponte JK, fica sobre o Lago Paranoá, que embora apresente uma beleza natural, foi criado pelo homem. Sim, o Lago Paranoá não é obra da natureza, é obra do homem. Hoje ele tem o 3º maior parque náutico do país, possui uma usina hidrelétrica e até jacaré já andou aparecendo por lá.
    Mas essa outra Brasília, desconhecida por muitos, não se limita apenas a Ponte JK e ao Lago Paranoá. Brasília é a terra do basquete. Sim, o Brasília é o melhor time de basquete do Brasil. Desde que o NBB passou a ser disputado, o Brasília esteve em todas as finais, ganhou três e só perdeu uma.
     Brasília não tem esquinas. Os prédios não têm cercas, nem muros. Em cada espaço entre um prédio e outro há inúmeras árvores, que às vezes até parece um parque. Talvez por isso, Brasília tenha se tornado a primeira cidade da era moderna no mundo, a ter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
    O Brasil se encontra em Brasília, quase 50% dos moradores da cidade nasceram em outras regiões do país e é essa mistura que faz de Brasília a cidade com a cara e o DNA do Brasil. Todas as culturas do país se misturaram para dar vida à cultura da cidade.
     Existe uma Brasília além do Congresso Nacional, e é lá que vive um povo alegre, que assim como a maioria dos brasileiros, enfrentam inúmeros problemas, que pegam ônibus lotado, que sofrem com as falhas na saúde pública e assim como meros mortais, acordam cedo para ir trabalhar e trabalham o dia todo, a semana toda.
Brasília tem de tudo, tem cachoeiras, tem cavernas (sim, mais de 80), tem rock, tem reggae, sertanejo, samba, pagode, tem uma bela orquestra sinfônica, tem a maior orquestra de cigarras do mundo (dedução meramente empírica), tem a mais famosa Cia de teatro de comédia (Os Melhores do Mundo), tem um dos maiores festivais de cinema do Brasil e muitos outros atrativos. Tem pessoas divertidas, alegres, batalhadoras e acima de tudo, o que mais existe em Brasília, são pessoas honestas. E essas pessoas são a cara do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário