segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

OPERAÇÃO GOLFINHO RESGATA 34 PESSOAS NO FIM DE SEMANA


       O sábado e o domingo de calor e céu claro podem ter sido fatores responsáveis por números nebulosos no litoral gaúcho. Apenas no sábado, primeiro dia da 43ª edição da Operação Golfinho, foram registrados mais resgates do que em todo o primeiro fim de semana da operação no verão passado. Salva-vidas e bombeiros retiraram da água 20 pessoas no Litoral Norte e uma no Litoral Sul entre as 8h e as 24h de sábado. 
      Até as 19h30min de ontem, outras 13 pessoas foram atendidas. Verão passado, o primeiro fim de semana de Operação Golfinho registrou 12 salvamentos no sábado e sete no domingo, totalizando 19 casos. Entre os motivos para a alta nos números está a temperatura da água, mais quente nesta temporada. Comandante da Operação Golfinho, o tenente-coronel Rogério Alberche acredita que isso, aliado ao calor, estimula os banhistas a se arriscarem mais. Grande parte dos casos registrados ocorreu nas praias de Torres e Capão da Canoa. Torres costuma registrar muitos casos de salvamento porque, segundo Alberche, o mar reserva armadilhas como pedras e buracos. Nenhum resgate, no entanto, foi considerado grave. Mesmo assim, o número acende um alerta: “Nossa expectativa é de sempre reduzir o número de salvamentos e óbitos. 
      No verão passado, os índices caíram pela metade. Esperamos manter o mesmo ritmo neste verão”, afirma o comandante. A Operação Golfinho faz parte do programa Verão numa Boa, lançado pelo governo do Estado no sábado, em Torres. Nos próximos três meses, cerca de 6 mil servidores estarão envolvidos em atividades no litoral gaúcho. 
Fonte: jornal Zero-Hora, ed. 17/12( segunda) (Página 29) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário