quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mitos e verdades sobre mecânica de carros



Descer a ladeira com o carro engrenado queima a embreagem

O desgaste causado é o mesmo de quando se anda com o carro em ruas planas. O correto é que o veículo esteja sempre engrenado nas ladeiras, para que, com o sistema de freios, segure o carro em declives. Se o carro estiver desengrenado, o motorista pode até perder o controle. Caso necessite parar o veículo, o esforço de freio será muito maior.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano/Arte Terra

As molas da suspensão não precisam ser trocadas

As molas, como qualquer peça, estão sujeitas a uma fadiga dos materiais de sua constituição. Mesmo com o veículo parado, as molas estão sofrendo a pressão do peso do veículo. É aconselhável que sejam trocadas preventivamente entre 70 mil e 100 mil km, garantindo-se a máxima estabilidade, conforto e preservação de outras peças.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano/Arte Terra

Rodas de liga ajudam a economizar combustível

As rodas de liga emprestam ao veículo uma aparência estética melhor, mas não se pode dizer que ajudam na economia de combustível, uma vez que seu peso equipara-se aos da roda de aço. Determinados desenhos de roda, por serem mais abertos, permitem apenas uma refrigeração maior do sistema de freio.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano/Arte Terra

Os bicos injetores devem ser trocados e não limpos

Os bicos injetores, assim como outros itens da injeção eletrônica, necessitam de uma manutenção periódica. A limpeza é necessária sim, em razão das impurezas que estão presentes no combustível e que nem sempre ficam retidas nos filtros. É bem mais barato limpar os bicos injetores de que trocá-los. A troca dos bicos deve acontecer quando realmente apresentarem problemas e mau funcionamento.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano/Arte Terra

A cada três tanques de etanol deve-se por um de gasolina, para não prejudicar o motor

Os veículos com sistema flex foram projetados para a utilização do etanol, e nada consta no manual sobre a utilização da gasolina periodicamente.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano/Arte Terra

Rodízio dos pneus ajuda a aumentar sua durabilidade

O rodízio dos pneus periodicamente ajuda a aumentar a vida útil dos mesmos, pois no eixo de tração, os pneus sofrem um desgaste maior, em razão de arranque e frenagem, assim como o esterçar do volante de um lado ao outro. O recomendado é substituir os pneus dianteiros pelos traseiros a cada 5 mil km. Calibragem, alinhamento, balanceamento e forma de condução também ajudam na conservação dos pneus.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano/Arte Terra

Ar-condicionado gasta mais combustível

O uso do ar requer maior potência do motor e, consequentemente, maior consumo de combustível. Uma alternativa que ajuda o motorista a economizar combustível é, quando o carro estiver muito quente, abrir primeiro os vidros para permitir a ventilação do carro, depois usar a ventilação forçada e só então ligar o ar condicionado. Da mesma forma acontece com a direção hidráulica. Tudo o que se coloca no veículo que requer acionamento pelo motor, aumenta o consumo, pois consome força. Por isso algumas marcas estão utilizando direção elétrica ou eletro-hidráulica. Outra prática como carregar volume no bagageiro do teto do carro aumenta a resistência do ar e também aumenta o consumo.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano/Arte Terra

Apoiar o pé na embreagem danifica o carro

Esta prática causa um desgaste prematuro na embreagem do veículo, que deve ser acionada apenas na troca de marchas. Por mais sensível que seja o "apoiar" o pé, danifica e compromete a vida útil da embreagem. Uma recomendação é manter o pé "descansando" ao lado do pedal quando a embreagem não for acionada.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano/Arte Terra

Desligar o carro em congestionamento economiza gasolina

Não só economiza como contribui para a melhoria do ar que respiramos, pois não há emissão de gases poluentes.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano/Arte Terra

Colocar água no compartimento de arrefecimento com o carro quente estraga o radiador

O correto é completar a água apenas quando o motor estiver frio, pois existe a possibilidade de um choque térmico, que pode causar sérios problemas ao motor. Não é aconselhável abrir o reservatório de expansão - aquele onde completamos a água - quando o motor estiver quente, pois esse reservatório funciona com pressão e pode causar sérias queimaduras.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano/ Arte Terra









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