quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Fatos curiosos das eleições 2012


Vitória por um voto

Com pouco mais de 17 mil habitantes, a pequena Correntes, no interior de Pernambuco, teve o novo prefeito eleito com uma diferença de apenas um voto. O candidato do PSB, Edimilson da Bahia, conquistou 4.621 votos, contra 4.620 do único opositor, Nivaldo Júnior, do PR.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 93,6% dos eleitores do município - 9.241 do total - compareceram para votar, sendo que 445 (4,51%) votos foram nulos e 187 (1,89%) brancos.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano

Santinhos com cocaína

Uma candidata a vereadora de Itacoatiara, a 265 km de Manaus, foi presa em flagrante no dia das eleições. Segundo a Polícia Civil, Carmen Cristina da Silva Lima (PDT) estava distribuindo santinhos com cocaína para usuários da droga.

Uma aglomeração suspeita junto ao carro da candidata levou os policiais a abordar o grupo. Dentro do veículo, eles encontraram onze papelotes com pasta base de cocaína. Carmen foi encaminhada à Delegacia Interativa de Polícia.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano

Mesária faz campanha

Amanda Francine dos Santos Vieira foi presa no dia das eleições por fazer campanha para um candidato à prefeitura de Aracaju (SE) enquanto trabalhava em uma sessão do Colégio Estadual Presidente Juscelino Kubitschek. 

Ela teria conversado com eleitores sobre o candidato antes de eles votarem. Um fiscal disse que, além do caso da mesária, discussões entre integrantes de partidos e manifestação de eleitores também tumultuaram o local de votação.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano

Votos brancos 'vencem' eleições

Em três cidades brasileiras os votos brancos 'venceram' o pleito do dia 7 de outubro. Nos municípios de Cedro (CE), Bom Jesus de Goiás (GO) e Monte Alegre (RN), todos os votos concedidos aos candidatos a prefeito foram anulados pela Justiça Eleitoral e, com isso, apenas os votos brancos foram computados e divulgados pelo TSE. 

Em ambos os municípios, o pleito teve cerca de 98% de votos nulos, e novas eleições podem ser convocadas. Nos três casos, a situação ocorre porque as candidaturas foram indeferidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada Estado. Os processos, contudo, aguardam julgamento de recurso. Até que haja a liberação pela Justiça Eleitoral, nenhum voto válido será contabilizado.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano

Mesário é preso por fumar maconha

Um mesário foi detido em Curitiba (PR) pela Polícia Militar por fumar maconha do lado de fora da sala de votação em que estava trabalhando. O delito ocorreu no Colégio Estadual Eni Caldeira, no bairro Bacacheri.

O mesário foi flagrado consumindo a droga por policiais e encaminhado para a delegacia local. Ele foi substituído pelo presidente da seção eleitoral.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano

Candidato morre após apuração

Eleito para a Câmara de Vereadores de Riachão das Neves (BA), Domingos Gomes da Rocha, o Dominguinhos da Morosa morreu após a divulgação do resultado do pleito. De acordo com o diretório municipal do partido na cidade, Rocha sofreu um infarto quando comemorava a eleição para vereador. .

Ele foi um dos 11 candidatos eleitos na cidade, que possui 17.177 eleitores. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele recebeu 274 votos. Com sua morte, o suplente Fábio Dias, também do PCdoB, assumirá a vaga na Câmara dos Vereadores.
Ilustração: Rhamnys Tertuliano

FONTE PORTAL TERRA.COM





Nenhum comentário:

Postar um comentário