segunda-feira, 5 de setembro de 2011


Responsável, eu?
Uma pergunta que nunca sai – ou ao menos nunca deveria sair – da cabeça de pais e professores é “como educar as crianças de verdade?”. 
Nós, sociedade educamos os filhos para que eles usem drogas, avaliando, é claro, a atitude de pais que oferecem tudo sem exigir responsabilidade em troca. A família é a principal responsável pela formação dos valores e não deve jogar esse papel para a escola.
A maioria dos pais tende a conversar com os filhos sobre drogas somente quando surgem problemas e conflitos. Entretanto, torna-se muito mais fácil conversar sobre o assunto, quando os pais já puderam superar no passado a barreira de falar sobre drogas. Assim, é importante salientar que conflitos e rebeldia fazem parte da adolescência normal e não indicam necessariamente envolvimento com drogas. Os conflitos dos jovens são necessários para que se tornem adultos, sendo responsabilidade dos pais ensinar seus filhos a lidar com os problemas. Os pais não devem se apavorar com as discussões, mas compreender a raiva e a revolta do jovem e mostrarem-se seguros com relação às suas crenças e valores.
Adote seu filho antes que o traficante o faça. Os fatos falam por si só, sendo de suma importância que os pais conheçam seus filhos, e saibam lidar com os conflitos. Prevenir não quer dizer que o uso de drogas não existirá mais, e sim serão dadas opções para que o jovem saiba escolher entre o uso ou a rejeição.
Nós, sociedade democrática, somos responsáveis por nossas ações e por consequência, pelos efeitos que elas possam gerar. Abra os olhos para o problema. Não seja uma vitima do seu próprio descaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário