quarta-feira, 13 de abril de 2011

Já beijou hoje?

 Pois é, nesta quarta, comemora-se o dia internacional do beijo, atividade que envolve 29 músculos, queima calorias e libera a serotonina, hormônio do bom-humor. O Dia Internacional do Beijo, 13 de abril, foi criado em 1982. Não sei por que decidiram celebrá-lo em 13 de abril. Teria sido o dia em que Rodin terminou sua clássica escultura???


O fato é que, por mais romântico que seja o beijo traz consigo uma séria de intercorrências bem menos agradáveis do que se apregoa, tais como:  liberação de serotonina, queima de calorias etc etc e tal...
a doença do beijo, ou mononucleose, é transmitida pela saliva e é muito comum entre adolescentes e adultos jovens, por causa da grande variedade de parceiros. Ela costuma ser confundida com gripe, por causar dor de garganta, no corpo, febre, mal-estar e inchaço dos gânglios. A doença não costuma ser grave, mas às vezes gera aumento do baço e do fígado, inflamação do coração e amigdalite com pus. Em alguns casos, evolui para hepatite moderada e conjuntivite. Se o baço aumentar, a pessoa deve evitar a prática de exercícios físicos, pois o órgão pode se romper. Se isso acontecer, o tratamento é cirúrgico. Neste caso, há risco de morte. Mas calma. Este quadro é incomum.
Sou a favor do beijo em suas mais diversas formas. Beijar é uma das mais antigas manifestações de carinho. Mas sou a favor também do beijo saudável! Procure selecionar mais o parceiro, assim como no sexo. Como não tem camisinha para boca, fique atento se a pessoa tem mau hálito, gengiva vermelha e dentes mal cuidados .

Nenhum comentário:

Postar um comentário