segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Religiosos colocam saúde de filhas em risco por causa da igreja

Algumas doenças têm transmissão sexual. Outras têm transmissão pelo ar. Outras, pelo toque. Outras, pela saliva. Há algumas que têm mais de um tipo de transmissão. E todas são doenças, fazem mal ao corpo e à mente de quem as contrai. Não tem nenhuma ligação com religião, tem? Tem!


Uma matéria de um jornal de Vitória, no Espírito Santo, mostra a opinião de algumas mães religiosas sobre a vacina de HPV, que será oferecida na rede pública de saúde, gratuitamente, para meninas entre 11 e 13 anos. De acordo com essas mães, suas filhas não serão imunizadas, porque com a vacinação as meninas poderiam perder o medo da doença e fazer sexo.
Não sei para você, mas me parece loucura. Ninguém deixa de fazer sexo por medo. Na hora H ninguém está com o lado racional ligado, você apenas está seguindo seus instintos e seu tesão. Além disso, o voto de castidade não deveria ser feito por essas meninas em vez de obrigado por suas mães? A fé não é de cada pessoa?
Sou extremamente a favor de mães que resolvem não vacinar seus filhos. Há milhares de justificativas, mas todas elas são do mesmo tipo que as vacinas: científicas. Questionamentos sobre a eficácia dos medicamentos, do momento certo para sua aplicação, das diversas vacinas aplicadas ao mesmo tempo e que deixam a criança debilitada. Tudo isso faz sentido, porém deixar suas filhas em risco por causa de uma crença que nem é delas, não faz.
A fé, a vida sexual e as decisões de cada pessoa são tomadas apenas por essa pessoa. Se as garotas quiserem transar, vão dar um jeito. Com ou sem vacina. Simplificar a questão dessa maneira é preguiçoso. Falar de sexo com os filhos faz com que eles tenham noção da importância e das responsabilidades da vida sexual. Meninas e meninos devem saber quais são suas responsabilidades, o que pode acontecer quando você transa e a importância disso na vida. Ignorar esse papel dos pais é ser leviano.
Questionar a ciência com bases científicas faz sentido. Usar a saúde de pessoas que dependem de você como material para conseguir o que se quer – a virgindade, no caso – é desonesto e transforma a relação entre pais e filhos em uma mentira. As chances do tiro sair pela culatra é enorme. Cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário