sexta-feira, 30 de agosto de 2013

População de fumantes cai 20% em todo o país, diz Ministério da Saúde

      No Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de Agosto) o Ministério da Saúde divulgou hoje um dado inspirador: a parcela da população brasileira acima de 18 anos que mantém o vício em cigarro caiu 20% em todo país nos últimos seis anos, de acordo com a pesquisa Vigitel 2012 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), do Ministério da Saúde. 

    Os dados revelaram também que os homens continuam fumando mais. Ano passado, o índice de homens fumantes foi de 21%, contra 22% em 2006. Já entre as mulheres, esse dado era de 14% e foi reduzido para 11% em 2012.

    Em relação ao número de adultos fumantes por cidade, o levantamento mostra que a capital que tem a maior concentração é Porto Alegre (RS) com 18% - o estado também detém a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigarros ou mais por dia (7%). Já a capital com o menor índice é Salvador (BA), onde 6% da população adulta diz ser fumante. Em São Paulo, a frequência de adultos fumantes é de 16%.

Sobre a pesquisa 
     O estudo Vigitel tem o objetivo de medir a prevalência de fatores de risco e proteção para doenças não transmissíveis na população brasileira e subsidiar ações de promoção da saúde e de prevenção de doenças. O levantamento monitorou 45,4 mil adultos residentes em domicílios com telefone fixo em todas as capitais do país. Uma novidade nesta edição do Vigitel é a atualização dos dados da população de referência levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No estudo deste ano foi utilizado o censo demográfico de 2010, e não de 2000. Ao utilizar informações mais atuais, os dados revelam uma população maior, mais escolarizada e também mais idosa. Em função disso, as análises de tendência foram refeitas para o período de 2006 a 2012 - para todas as variáveis, incluindo o tabagismo ? o que explica as possíveis diferenças nos números impressos em anos anteriores. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário