domingo, 9 de junho de 2013

VI NA INTERNET - Cidade inglesa remove semáforos e calçadas

Foto: Reprodução/LaughingSquid
       A pequena cidade inglesa de Poynton, nos arredores de Manchester resolveu acabar com os sinais de trânsito e com as calçadas. A ideia é de que o gerenciamento do trânsito deveria ficar por conta do bom senso e da gentileza dos motoristas. Parece uma ideia completamente maluca, não é?
    O senso comum diz que o trânsito da cidade deveria ficar caótico. No entanto, Poynton removeu os semáforos, sinalizações e calçadas das vias da principal praça da cidade e o resultado foi o contrário do que a gente imagina: o trânsito da cidade melhorou de forma impressionante.
    Para mudar o desenho urbano, Poynton eliminou até mesmo a sinalização pintada no chão das ruas. O objetivo é aumentar a confiança entre motoristas e pedestres nesse espaço compartilhado. Quando pedestres, ciclistas e carros dividem o mesmo espaço, todos são obrigados a se locomover mais devagar.
   Como isso melhora a velocidade do trânsito? As pessoas não ficam paradas em semáforos ou engarrafadas em congestionamentos. Cores diferentes indicam onde cada tipo de veículo deve trafegar. Já as conversões devem ser negociadas: isso obriga os motoristas a prestarem atenção uns aos outros. Acha que funcionaria aqui? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário