terça-feira, 25 de junho de 2013

Arrecadação federal tem recorde para maio com receita extraordinária

       O governo federal arrecadou 87,858 bilhões de reais em impostos e contribuições no mês passado, uma alta real de 5,80 por cento sobre igual período de 2012. O resultado foi recorde para meses de maio, mas foi beneficiado pela receita extraordinária de 4 bilhões de reais.
        Segundo informou a Receita Federal, a forte alta da arrecadação no mês passado foi consequência das receitas extraordinárias de 3 bilhões de reais do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e de mais 1 bilhão de reais do PIS e Cofins, "em decorrência de depósito judicial e venda de participação societária".
          Fora o bom desempenho desses tributos, na comparação de maio deste ano com igual mês do ano passado os tributos ligados ao consumo e ao crédito apresentaram quedas: o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) total registrou retração de 18,43 por cento, o IPI Automóveis mostrou recuo de 30 por cento e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), queda de 8,40 por cento.
     Pesquisa Reuters apontava para uma arrecadação de 86 bilhões de reais no mês passado, segundo a mediana de oito previsões.
        No ano, a arrecadação acumula 458,302 bilhões de reais, com expansão real de 0,77 por cento frente a igual período de 2012. Entre os fatores do baixo crescimento, a Receita Federal citou as desonerações, que representaram 9,134 bilhões de reais a menos nos cofres do governo neste ano até maio.
        O governo espera que a arrecadação mostre melhores resultados porque acredita que a lucratividade das empresas vai melhorar.

(Reportagem de Luciana Otoni) - REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário