terça-feira, 23 de abril de 2013

5 fatos sobre o micro-ondas


(Foto: iStock)
   O micro-ondas é um eletrodoméstico de uso prático capaz de preparar deliciosas refeições. Contudo, o seu uso exige alguns cuidados para não comprometer o alimento ou o recipiente que o contém. Para o consumidor que gosta de aventuras gastronômicas, ou simplesmente quer desfrutar de um prato rápido, a Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, esclarece alguns mitos e verdades sobre o produto.


Alimentos
   Em funcionamento, o micro-ondas agita as moléculas de água contidas nos alimentos, aumentando a temperatura e produzindo vapor, o que pode gerar expansão de peles ou cascas. Por isso, para aproveitar uma refeição saborosa, alimentos como ovo, tomate, batata e linguiça, entre outros, devem ser perfurados ou cortados antes de irem ao forno.


Acessórios
   Os modelos de micro-ondas contam com acessórios que facilitam o uso do produto e o cozimento do alimento, como vaporeiras, formas e potes. É importante que o acessório tenha o tamanho adequado para acompanhar o giro do prato. Além disso, assim como no forno, o consumidor deve usar luvas térmicas ao retirá-lo do micro-ondas.


Recipientes
   Cuidados com panelas, potes e embalagens são fundamentais para evitar pequenos acidentes. Embalagens totalmente fechadas não devem ser aquecidas, pois há o risco de estourar. Potes plásticos que não sejam próprios para micro-ondas não suportam o calor e podem derreter. Já os recipientes metálicos podem gerar faíscas. O uso do papel alumínio somente é indicado desde que ele seja utilizado para proteger partes do alimento e que mantenha uma distância mínima de cinco centímetros das paredes internas do forno.

Limpeza
   É essencial evitar o acúmulo de alimentos. Por isso, limpe o forno sempre que houver derramamento de líquidos, resíduos de gordura ou qualquer outro tipo de sujeira. A limpeza do gabinete e da porta deve ser feita com um pano umedecido em água e sabão neutro. Para a remoção de sujeiras difíceis, é indicado aquecer no micro-ondas uma pequena jarra de água com algumas rodelas de limão por 3 a 4 minutos na potência máxima.

Instalação
   As saídas de ar do micro-ondas não podem ser obstruídas. Por isso, potes utensílios e panos não devem ser colocados em cima do produto, evitando ainda o risco de que caiam ao se abrir a porta do forno. Além disso, as distâncias mínimas entre o micro-ondas, paredes e outros eletrodomésticos, que constam no manual de instruções, devem ser respeitadas.


A polêmica dos utensílios para bebês
   Um assunto que vem sendo muito discutido acerca o eletrodoméstico é sobre o uso dele para esquentar os utensílios de cuidados com bebês, como mamadeiras, recipientes para papinhas... Isso porquê muitos desses objetos são constituídos de materiais (como o próprio plástico) que liberam toxinas em contato com as ondas de calor do micro-ondas, e podem fazer mal ao bebê. 

(Foto: thinkstock)
   A pediatra Júlia Carpanezzi La Pastina informa que o principal risco quanto ao uso do microondas, refere-se ao aquecimento de mamadeiras e outros alimentos em recipientes plásticos. "Até 2011, era permitido no Brasil a venda de mamadeiras, potes e outros utensílios plásticos contendo uma substância chamada Bisfenol A. Esta substância era liberada do plástico quando aquecido e transmitida aos alimentos. Diversos estudos mostraram o potencial do Bisfenol A em causar danos à saúde, principalmente ao sistema endócrino – uma vez que ele mimetiza a ação do estrogênio (principal hormônio feminino) no organismo. Com a retirada do Bisfenol A (BPA) do mercado brasileiro, os pais podem ficar mais tranqüilos em relação ao uso do microondas", conta Júlia. 

   Deve-se, entretanto, manter atenção aos recipientes plásticos e mamadeiras com data de fabricação anterior a 2011 ou de procedência duvidosa. Na dúvida, a melhor opção sempre é o uso de recipientes de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário