quinta-feira, 14 de março de 2013

Botão "Curtir" do Facebook pode revelar muito sobre usuário, diz pesquisa


      Os usuários da rede social Facebook que tentam manter sua privacidade precisam tomar certo cuidado com as páginas que curtem. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge mostra que se pode descobrir muita coisa, como preferência política, religiosa e orientação sexual, a partir do botão “Like” ou “Curtir” do Facebook.

   O estudo é baseado em dados de 58 mil voluntários que utilizaram o aplicativo  myPersonality, criado pelos co-autores do levantamento, David Stillwell, Michal Kosinski e Graepel Thore. Com os dados coletados,  foi possível medir, de maneira convincente e confiável, os traços psicológicos dos usuários.

      Com esse material, pode ser possível detectar tendências de certos grupos de pessoas e entender o que os internautas sentem de uma forma mais clínica. Mas os autores também reconhecem que a previsibilidade dos atributos dos registros digitais de comportamento podem ter implicações negativas, porque pode ser facilmente aplicado a um grande número de pessoas sem a obtenção do consentimento individual e sem ser percebido.
Resultados
   Segundo a revista Forbes, alguns dos resultados são superados por testes de personalidade comuns, mas muitos são surpreendentemente precisos. O sistema discriminou, em 88% dos casos, entre homens homossexuais e heterossexuais; em 95% entre negros e brancos; e em 85% entre democratas e republicanos.

    Pessoas com alto nível de inteligência foram identificadas por curtir páginas como “Thunderstorms”, “The Colbert Report”, “Science” e “Curly Fries”, enquanto o nível de baixa inteligência eram indicados por páginas como “Sephora”, “I Love Being A Mom” (Eu amo ser mãe, em inglês), “Harley-Davidson”  e “Lady Antebellum”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário