quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Homens: quanto mais barriga menos sexo


Barriga atrapalha libido. (Foto: iStock)
        Gordura abdominal, falta de libido e consequente impotência estão totalmente ligadas. Quer saber como? Eu explico, com a ajuda do clinico geral com Área de Atuação em Obesidade e Diabetes, João Pinheiro.

     “O excesso de gordura acumulada no abdômen não afeta apenas a questão estética, mas a saúde sexual do homem. Por ser ainda a responsável pela redução dos níveis de testosterona, o que provoca um desequilíbrio hormonal, é um dos fatores de risco para o surgimento de problemas como a falta de ereção”, explica.
   Funciona assim: além de todos os problemas que você já conhece - doenças cardíacas, Diabetes, síndrome metabólica, derrame, colesterol elevado e pressão alta -, a gordura abdominal faz com que os hormônios deixem de ser produzidos, o cara deixe de se sentir animadinho para o sexo e a única coisa que ele queria de você se torne uma cerveja gelada. Além disso, ele pode ter uma obstrução das artérias pela gordura e, se o sangue não circula, não existe ereção que resista.
    Para piorar as coisas, uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) diz que o homem brasileiro está mais barrigudo, sedentário, acima do peso e desatento sua saúde. Os números chegam a ser tristes: 51% acima do peso, 64% nunca realizaram exames para medir os níveis de testosterona, 38% não tem o hábito de ir ao médico e 23% relacionam a obesidade ao envelhecimento, como se fosse algo natural. Além disso, 37% admitem o uso de remédio para ereção.
   É claro que esse panorama pode mudar, mas é preciso força de vontade. Quando a circunferência da cintura ultrapassa 94 cm há três vezes mais chances de impotência sexual.       E o que o bonitão precisa fazer para mudar isso?
  • Mudar a alimentação: inserir frutas e legumes, cortar frituras, diminuir o uso de sal e reduzir bastante a ingestão de doces;
  • Comer peixes como salmão e sardinha, usar azeite extravirgem e comer castanhas;
  • Preferir as versões integrais dos alimentos;
  • Consumir bebidas alcoólicas moderadamente;
  • E malhar. Sim, ele tem que suar a camisa.
   Ouro fator que pode atrapalhar quem quer ter um vida sexual interessante é o estresse. “O estresse eleva o nível do hormônio cortisol no sangue, provocando aumento de apetite e consequente ganho de peso. Para prevenir o problema, o indicado é realizar atividade física, ingerir mais frutas e legumes, evitar alimentos gordurosos ao estilo fast food e cultivar bons hábitos”.
   As mulheres também devem se preocupar com sua circunferência abdominal. Se o número for maior que 80 é importante procurar um médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário