sábado, 8 de dezembro de 2012

Gana quer transformar cocô em combustível


        Num mundo onde combustíveis fósseis estão cada vez mais caros, reaproveitar resíduos passa a ser o foco dos desenvolvedores de combustíveis alternativos. Gana, um dos países da África Ocidental, quer transformar esgoto em fonte de energia renovável.
     Uma lei aprovada no Parlamento obriga o país a ter pelo menos 10% de sua energia provinda de fontes renováveis até 2020. Por outro lado, o país despeja mil toneladas de esgoto na costa da capital Acra todos os dias. Juntou a fome com a vontade de comer, né?
     O metano gerado pela decomposição de matéria orgânica sempre foi capturado e usado como combustível. Mas novas técnicas permitem a utilização direta do esgoto para criar combustíveis líquidos. A ideia já atraiu a atenção de Kwabena Otu-Danquah, principal empresário de energia ganês: ele deseja criar a primeira "usina de biodielsel fecal do mundo".
Foto: Reprodução/FastCo
        Pertinho dali, na Nigéria, quatro meninas com idades entre 14 e 15 anos desenvolveram um gerador com autonomia de seis movido com um litro de urina. Desenvolvido em um trabalho escolar, o invento de Duro-Aina Adebola, Akindele Abiola, Faleke Oluwatoyin e Bello Eniola, foi premiado na Maker Faire Africa 2012, realizada em novembro. (foto abaixo)
     Botijão de gás, filtro de água e o dispositivo gerador, feito de células eletrolíticas, compõem o dispositivo, com baixo custo de operação. A energia é gerada a partir da eletrólise da ureia. A urina passa por uma célula eletrolítica, que a divide em moléculas de nitrogênio, hidrogênio e água.
      Em seguida, os elementos são filtrados novamente e absorvidos por um cilindro, que empurra o hidrogênio para o interior de outro cilindro com líquido. Deste modo, a umidade é retirada e o composto gera eletricidade.  
Foto: White Africa

Nenhum comentário:

Postar um comentário