terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Especialistas revelam mitos e verdades sobre o sono


 Durante o sono, o cérebro descansa. 
MITO. O cérebro lentifica seus processos mentais em algumas fases do sono e acelera em outras. Na fase conhecida como sono REM (fase dos sonhos), por exemplo, ele funciona a todo vapor organizando e consolidando memórias do dia anterior, organizando pensamentos, secretando hormônios e exercitando a criatividade. Por isso o sono não é só descanso e preparo para o dia seguinte, mas também continuação do complexo processo intelectual. (Foto: Thinkstock)

Cochilar à tarde prejudica o sono da noite. 
MITO . Não existe nenhuma evidência que o cochilo a tarde comprometa o sono de noite. Após o almoço é natural sentir sono (pelo desvio de sangue para os órgãos relacionados à digestão, aliado à acidificação do estômago, reduzindo a acidez do sangue e gerando sonolência). Esse cochilo, no entanto, não deve passar de 30 a 60 minutos. Você troca um período de baixo rendimento no estudo ou trabalho, por um descanso  que aumentará o rendimento das atividades a tarde. (Foto: iStock)

Não é possível compensar a falta de sono durante a semana dormindo mais no final de semana. 
VERDADE. O sono encerra as atividades de um dia. Sono atrasado não fica acumulado no cérebro, não funciona assim. A compensação pela noite mal dormida deve ocorrer, idealmente, em até 24 horas. Após isso, os malefícios da privação de sono não são mais compensados adequadamente. Por isso, nada de  deixar para dormir bem apenas nas férias, nos feriados e finais de semana. O melhor dia para dormir bem é hoje à noite.  (Foto: iStock)


Quem dorme pouco engorda
VERDADE. Diversos estudos relacionam a insônia ao ganho de peso. Isso ocorre, pois durante o sono liberamos leptina, hormônio da saciedade. Quem dorme pouco libera mais grelina, hormônio da fome e assalta mais a geladeira de madrugada. (Foto: iStock)



Nenhum comentário:

Postar um comentário