As fabricantes de adoçantes Gold e Stevia Brasil foram multadas, juntas, em R$325 mil pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça (DPDC) por propaganda enganosa e ausência de informações adequadas sobre a composição de produtos nas embalagens.
Segundo a decisão, os rótulos dos adoçantes Doce Menor Stevia Mix, da Gold, e Stevip, da Stevia Brasil, induziam o consumidor a pensar que estava adquirindo um produto à base do adoçante natural Stevia (nome comercial do edulcorante de steviosídeo), mas a quantidade da substância no produto era mínima.
Na prática, o sabor do adoçante era dado pelas substâncias artificiais sacarina e ciclamato de sódio.
Para o diretor do DPDC, Amaury Oliva, as empresas violaram o direito à informação. “Os rótulos já foram trocados e os produtos continuam em circulação”, afirma. A Gold vai pagar R$200 mil e a Stevia Brasil, R$125 mil. Cabe recurso à decisão.
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