terça-feira, 13 de novembro de 2012

Comitê dos Jogos Rio 2016 lança edital para a escolha de mascote e internautas brincam com sugestões Idéia do Comitê Organizador é que mascote represente a paixão do brasileiro pelo esporte, mas internautas não perdoaram e deram sugestões


Essa semana o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos lançou o edital do processo seletivo para a escolha de dois mascotes para a edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016. Para vencer, a proposta deve representar a paixão do brasileiro pelo esporte e mostrar a transformação da cidade do Rio de Janeiro para o maior eevnto do mundo. O vencedor receberá R$ 50 mil reais dos organizadores.

     Apesar de nem todos poderem participar do processo, alguns internautas arriscaram palpites que, de certa maneira, servem como crítica para os organizadores.

       É o caso do mascote "Pipoco", uma bala de fuzil que apesar de simpática, representa a violência da cidade, as trocas de tiros nas favelas, e as muitas vítimas de bala perdida na cidade maravillhosa. "Pipoco" ficou muito famoso na internet e tem falas conhecidas como "Estou perdida por você", e o slogan "O mascote que é a cara da cidade". Bem representativo!

     Que tal o "Caipirito", um copinho de um dos drinks mais tradicionais do Brasil? A capirinha é conhecida mundialmente como a bebida brasileira, e tradicionalmente leva cachaça, limão e açúcar na composição. Por ser uma das palavras mais gravadas pelos turistas (junto com "Samba" e "futebol") logo que pisam em terras brasileiras, nada mais justo do que ser o mascote!

     Ou até quem sabe um personagem do cinema nacional, o "Dadinho", apelido de infância do famoso traficante "Zé Pequeno", personagem histórico do filme "Cidade de Deus", de 2002. Dadinho representava as crianças de baixa renda, que para conseguir poder e dinheiro na favela, entrou para o mundo do tráfico e são corrompidos pelo dinheiro. Só não vale dizer a conhecida frase quando gritarmos o nome "Dadinho"!

     Deixando as brincadeiras de lado, todos os "mascotes" escolhidos pelos cariocas podem servir de críticas construtivas para uma cidade que apesar de linda, ainda apresenta problemas a serem resolvidos para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. E claro, também rendem boas risadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário