sábado, 25 de agosto de 2012

O certo pode levar ao fracasso

Você é confiante demais? (Foto: iStock)

       Pode parecer contraditório, porém, acharmos que estamos certos não necessariamente pode nos levar ao melhor caminho ou à felicidade. Às vezes, temos crenças que nos aprisionam por acharmos que é o pensamento correto, algo que não se deve mexer e questionar.
      Repare que há pessoas que estão com a vida muito ruim, porém, de acordo com suas convicções, crêem que estão agindo da forma mais correta, dizendo com o peito estufado: esse é meu modo de ser, é o que eu penso ser correto e isso é o que me interessa!
    Pessoas de sucesso em sua maioria possuem opiniões próprias, porém, têm a humildade de alterar suas opiniões se estiverem erradas. Estar certo é um contexto temporal. Quanto mais vão se passando os dias, meses, anos, o que era certo ontem pode ser absurdo amanhã. Parta sempre do princípio que se sua vida não está boa, se você não está sendo feliz, provavelmente a crença estabelecida está levando-o a um caminho errado.
     Às vezes escuto mulheres que dizem: “Minha mãe sempre sonhou que eu me casasse com um homem competente, bonito, que me passasse segurança e principalmente me desse todo o conforto, porém, vivo em um conflito, pois sei que não preciso de tudo isso, mas quando não estou com um homem deste perfil, me sinto julgada pela família, pois eles acham errado”.
    Temos sempre que considerar e muitas vezes rever os valores e crenças que nos foram passados por nossas famílias, mídia, história. O que dá certo para um pode não dar certo para você. Aquele vestido ou terno que ficou bem no modelo da TV pode deixá-lo extremamente desconfortável. Temos que respeitar sempre a individualidade.
Nunca se preocupe em estar certo, mas sim, estar bem. Sentir-se bem é a melhor forma de perceber que está no caminho certo!

* Alessandro Vianna é psicólogo clínico e sente um enorme prazer em estudar e entender o comportamento humano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário