quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mitos e verdades sobre o cérebro

    O cérebro humano é a estrutura mais complexa que se tem conhecimento.  A ação dos seus 100 bilhões de neurônios ainda é fruto de muita investigação e descobertas por parte da ciência. A avidez pelo entendimento de toda sua engrenagem faz surgir diversos conceitos a seu respeito que não necessariamente representam a realidade, surgindo alguns mitos populares.


Para elucidar alguns conceitos presentes no senso comum, convidamos o médico neurologista Leandro Teles para dizer o que é mito e o que é verdade quando se fala em cérebro humano.

Quanto maior o cérebro maior a inteligência?
Mito. O tamanho do cérebro e da cabeça não tem relação direta com a inteligência. A inteligência é fruto da qualidade da conexão entre determinados neurônios e da eficiência de complexas redes neurais. 
O cérebro do homem é diferente do cérebro da mulher?
Verdade. Por questões anatômicas, hormonais e culturais. O cérebro feminino é um pouco menor e mais leve. No entanto, é superior em atividades criativas, intuição, sensibilidade, linguagem e senso de preservação. Já o cérebro masculino é mais lógico, melhor em percepção visuo-espacial e mais focado. 
O cérebro regula a razão e o coração regula a emoção?
Mito. A razão e a emoção são habilidades puramente cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário