quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dia de finados... curiosidades

         
           No dia 2 de novembro, muitas pessoas comemoram o Dia de Finados, uma data criada para homenagear os entes queridos que já faleceram.
No início da história da Igreja, os cristãos rejeitavam a idéia de relacionamento com mortos. Nessa época, os mesmos pensavam que as almas simplesmente ficavam adormecidas, até o momento do julgamento final.  Assim, da mesma forma que faziam diversos povos da antiguidade, os cristãos passaram a rezar pelas almas dos mortos. A partir do século V, a Igreja adotou a prática de destinar uma data específica para isto.
         Contudo, o Dia dos Finados só foi oficializado no século XI, por meio dos papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX. Já a data, dia 2 de novembro, foi estabelecida no século XIII.

Curiosidade: No Brasil, o Dia de Finados não deixa de ter um aspecto triste, afinal, as pessoas lembram de seus entes e sentem saudades. Já no México, é tudo diferente! Os mexicanos realizam festas com muitos banquetes, pois acreditam que nesse dia, as almas de seus entes voltam para fazer uma “visitinha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário