terça-feira, 21 de junho de 2011

Começou o inverno...



O inverno 2011 começou hoje, dia 21 de junho, às 14h16. O vento mais frio, as temperaturas mais baixas e a noite caindo mais cedo na cidade já sinalizavam que a estação não tardaria a chegar. Confira cuidados básicos selecionados pela equipe do Blog, para aproveitar o friozinho sem se estressar.


Alimentação
É só chegar aquele ar mais gelado, que vem junto a vontade de comer alimentos mais pesados e mais saborosos. Com o inverno, abre-se a temporada de massas, fondues e sopas. Alimentos que, na maioria dos casos, ajudam a engordar.
Segundo alguns nutricionistas , nesta época de mais frio, o corpo precisa de energia extra para conseguir se aquecer, por isso as pessoas têm mais apetite e optam por alimentos mais pesados. Os principais deles são queijo, chocolate e bebidas quentes.
“O ideal é que a pessoa continue tendo uma alimentação saudável e cuide dos excessos”. Há alimentos que podem ajudar a se aquecer e têm menos calorias. São exemplos disto os chás de ervas e frutas. Além dos aceleradores do metabolismo, como gengibre, canela epimenta.
Dicas
- Tomar sorvete não deixa resfriado e nem com gripe;
- o corpo precisa de mais energia para se aquecer;
- continuar a ingerir verduras e legumes;
- evitar queijos e chocolates
- substituir massa normais por integrais.
SaúdeEspirros, dor de cabeça e pelo corpo e febre são alguns dos sintomas que acompanham as doenças relacionadas ao frio. E o frio nem é o vilão direto. Gripes e resfriados aparecem mais no inverno porque, além da baixa imunidade, as pessoas costumam ficar em ambientes fechados, onde os vírus circulam com facilidade, passando de pessoa para pessoa.
Dicas
- Vacinas reduzem em 80% a incidência de gripe, mas não garantem totalmente a imunidade;
- adultos podem ter de três a quatro resfriados por ano;
- crianças podem ter de seis a oito;
- há cerca de 300 a 400 vírus da gripe circulando pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário