terça-feira, 10 de maio de 2011

Ainda o Osama....

Al Qaeda diz que vídeo de Osama bin Laden divulgado pelos EUA é falso


 
DUBAI - A Al Qaeda acusou o governo dos Estados Unidos de ter usado imagens falsas de Osama bin Laden e questionou a autenticidade de um dos vídeos divulgados pela Casa Branca no qual um homem de barba branca aparece assistindo televisão. Segundo a administração Obama, o homem seria Bin Laden.
"Devem ficar atentos: os Estados Unidos mentem", afirmaram membros do site Shumuj al Islam, que divulga vídeos da rede terrorista.
O grupo extremista destacou diferenças entre o homem do vídeo e o verdadeiro Bin Laden, em particular as orelhas e os olhos. As imagens foram divulgadas pelos EUA dias após a morte do terrorista em sua fortaleza no Paquistão. O governo americano informou que as forças americanas apreenderam cinco vídeos e diversos documentos na residência de Abbottabad.
EUA acusam Paquistão de vazar nome de agente da CIA em retaliação
Enquanto isso, as relações de Islamabad e Washington parecem continuar instáveis. O governo do Paquistão informou que seu serviço de inteligência (ISI) vai permitir que agentes americanos interroguem as três viúvas de Bin Laden - que estão sob custódia do país -, informou rede de televisão CBS. Autoridades dos EUA, porém, acusam o Paquistão ter divulgado para a imprensa o nome do chefe da CIA em Islamabad.
A identidade do agente foi mencionada em um programa da rede de televisão ARY e depois pelo jornal "The Nation". O diretor da TV negou que o vazamento tinha um objetivo político.
Tanto a embaixada dos EUA como o ISI se negaram a comentar o assunto, que pode complicar ainda mais as tensas relações entre os dois países.
Em dezembro passado, a CIA se viu obrigada a tirar do Paquistão seu enviado de Islamabad depois que seu suposto nome foi revelado. Na ocasião, o vazamento ocorreu logo após o nome do diretor-geral do ISI, Ahmed Shuja Pasha, ter aparecido em um processo sobre os atentados de Bombay em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário