domingo, 24 de abril de 2011

FELIZ DOMINGO DE PÁSCOA...

A denominação páscoa surgiu a partir da palavra hebraica Pessach (passagem) que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu. Ainda hoje é de costume as famílias judaicas se reunirem para o Seder, um jantar especial que é feito em família e dura oito dias, com leituras nas sinagogas. Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristos da morte para a vida, ou seja, a Ressurreição.
Mas como a páscoa tem seu símbolo principal, de todos eles, o ovo de chocolate, é o que mais define a simbologia da data, e é esperado elas crianças. Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos como ovos, desejando-lhe boa sorte. Já os chineses costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência a renovação da vida. Mas na verdade existem muitas lendas sobre os ovos, sendo que a mais conhecida é a dos persas, onde eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e por esse motivo, os ovos tornaram-se sagrados.
Além dos Ovos de Chocolates, outros símbolos importantes da páscoa são o coelho, que por sua grande fecundidade tornou o símbolo mais popular, o Cordeiro, que é o símbolo mais antigo, que significa a aliança entre Deus e o povo judeu na páscoa na antiga lei, o Círio Pascal, que é uma grande vela que se acende na igreja no sábado de aleluia para significar que Cristo é a luz dos povos, o Girassol que representa a busca da luz que é Cristo Jesus, o Pão e o Vinho, que simboliza a aliança eterna do Criador com sua criatura e sua presença no meio de nós, a Colomba Pascal que é um bolo em forma de pomba da paz, que significa a vinda do Espírito Santo, o Sino, onde muitas igrejas tocam para simbolizar a páscoa, a Quaresma, que são 40 dias que precedem a Semana Santa que são dedicados a preparação para celebração e os Óleos Santos que na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças, e para os cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele lhes dá força e energia para viverem o evangelho de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário