quarta-feira, 23 de março de 2011

Algumas curiosidades sobre o mês de março.


No dia 04 de março, em Roma, é comemorado as Matronálias, festas em honra a Juno que é considerada protetora dos casamentos (já que era obstinada em perseguir as amantes de seu marido e ponto de livrar-se de todas elas).
Era nesse dia que se iniciava o ano novo romano. Quantas mudanças nos nossos calendários já ocorreram, não é mesmo? O mês de março era o primeiro mês no calendário de Rómulo que tinha apenas dez meses.
No dia 04 de março ocorre o festival Celta em honra a Rhiannon, Deusa donzela, relacionada a Perséfone.
Dia 19 (véspera de equinócio) é dia de levar pétalas para dentro de casa para celebrar as transformações ao longo do ano…
E finalmente no dia 20 celebra-se Ostara (para aqueles que seguem a Roda do Ano de acordo com o hemisfério norte) e Mabon (para aqueles que seguem a Roda do Ano de acordo com o hemisfério sul)…
…”são as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no seu coração”…
Os antigos acreditavam que as chuvas e tempestades do mês de Março eram benéficas e mágicas e que traziam as bênçãos dos Deuses, por se um mês de grande inspiração na Arte, uma vez que a sensibilidade feminina está invocada e protegida pela Lua de Peixes, por isso recolhiam essas águas em potes e as utilizavam em seus encantamentos.
Os espíritos guardiões do mês de Março são os silfos, os elementais do ar responsáveis pelos ventos e tempestades. Dizem que quando chove muito durante a noite é porque os silfos estão festejando. Por isso não é bom reclamar do mau tempo de Março, mau tempo para nós, é festa para eles.
Uma ótima forma de celebrar o mês de março é preparando um delicioso leite com canela. O preparo dessa “poção” é bem simples. Não se assuste, mas leite com canela é uma poção antiga, mas que alguns por questão de preconceito e de nem saber exatamente o que é uma poção, chama simplesmente de receita ou simpatia. rs
Ingredientes para uma pessoa
1 xícara de leite, 03 pauzinhos de canela, gotas de baunilha, uma colher de pau, um caneco, açúcar a gosto…
Caramelize o açúcar (com cuidado para não queimar, lembre-se que o açúcar caramelizado tem uma cor dourada clara e não escura) acrescente os pauzinhos de canela e as gotas de baunilha, mexa suavemente durante alguns segundos (em fogo baixo) e por fim acrescente o leite lentamente, mexendo sempre.
É uma deliciosa receita, contudo, vale lembrar que é muito quente, por isso tome cuidado com as chuvas e os ventos de março. Tome sempre no finalzinho da noite quando estiver próximo de deitar, assim seu corpo ficará aquecido e sua saúde não correrá riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário