terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cadê a alma do negócio?

È impressionante como o comércio tem crescido em nossa cidade, são infinitas opções de produtos e marcas, por conseqüência gerando empregos. Mas apesar de tantas promoções e da variedade de produtos, ainda encontramos comerciantes e funcionários que não tem o mínimo respeito pelo cliente.
Uma verdade que podemos comprovar ao visitar os estabelecimentos. Funcionários desmotivados e comerciantes que não parecem se preocupar em conquistar novos clientes, tampouco manter os habituais. O que acaba se refletindo na diminuição das vendas  e na procura por seus produtos.
Assim  sendo podemos entender que a  alma do negócio não é propaganda e sim o próprio negócio.  Apesar das estratégias de marketing, o atendimento, a preocupação com os detalhes, um produto bem acabado, um serviço bem feito, acaba sendo um dos atrativos para quem quer comprar ou contratar algum serviço. Nem toda propaganda do mundo compensa um produto ruim. O dono de loja, o empresário, o prestador de serviços, todos devem investir, cada centavo, em qualidade e em relacionamento com o cliente. E os funcionários por sua vez devem ter FOCO NO CLIENTE, isto é estar comprometido com o resultado e o sucesso do negócio,  e entender que o relacionamento com o cliente poderá fazer a diferença, melhorando o dia e o bem estar de cada pessoa atendida. Entender que se colocar no lugar do outro, não é apenas trocar de lugar com ele, mas perceber sob o ponto de vista, emoções, sentimentos e interesses, percepções e motivações dele, e oferecer o atendimento que gostaria de receber se fosse ele e estivesse na situação dele.
Enfim, o sucesso de uma empresa não se resume somente no número de negócios realizados ou produtos vendidos, mas também de uma boa relação com o cliente. Sem esquecer que você também é cliente e deseja ter um bom atendimento e ser tratado(a) com respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário