sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Brigada Militar completa 174 anos

              No dia 18 de novembro de 1835, em plena Revolução Farroupilha, foi criada a Brigada Militar (BM). Durante sua história, a BM enviou tropas para a Guerra do Paraguai, esteve na Revolução Federalista de 1893, e na Revolução de 1923, que dividiu o Rio Grande entre maragatos e chimangos. Foi o coronel Afonso Emílio Massot quem organizou a instituição, criando a Academia de Polícia Militar, o Hospital da Brigada Militar e o embrião do Batalhão de Aviação, tornando-se o patrono da BM.
                 Em 1930, brigadianos acompanharam Getúlio Vargas até sua chegada ao poder, quando amarraram os seus cavalos no obelisco do Rio de Janeiro. É importante destacar que Getúlio esteve fardado de brigadiano durante toda a revolução.
                No ano de 1955, surgiu o policiamento em duplas, os chamados Pedro e Paulo, e os Abas Largas, inspirados na polícia montada do Canadá. Durante o Movimento da Legalidade, em 1961, a Brigada Militar foi o suporte armado que ajudou na sustentação da campanha liderada pelo governador Leonel Brizola.
             Durante a década de 1960, a BM assumiu plenamente o policiamento ostensivo quando foram criadas as Patrulhas Rádio Motorizadas. Com efetivo em todo o Estado, a BM completa os 174 anos atuando em muitas áreas: das Patrulhas Ambientais ao Corpo de Bombeiros.

Parabéns aos nobres e bravos colegas, homens e mulheres que diuturnamente dedicam-se a proteção da sociedade gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário