quarta-feira, 1 de junho de 2011

   Quem nunca encontrou uma criança pedindo dinheiro em um semáforo nas grandes cidades do país? Em algumas cidades esses menores conseguem ganhar em média R$ 500 reais por mês nos faróis das principais avenidas.

Na maioria das vezes essa atitude realizada pelos menores é incentivada pelos seus próprios pais que estão desempregados e utilizam-se de seus filhos para conseguir dinheiro. Qual atitude tomar em uma situação dessas em que a criança explorada justifica seu pedido pela esmola apenas para fazer o papel que o adulto tem o dever de realizar, sustentar sua família?

Podemos constatar que grande parte dessas crianças sequer freqüenta uma escola, muitos dos pais não se preocupam nem um pouco em mudar essa situação e só sabem explorar seus filhos. Evitar dar esmolas a uma criança já é um bom início para que possamos acabar com essa situação constrangedora e humilhante a um menor de idade.

Antes de dar dinheiro a uma criança pense que por trás daquele pedido inocente há sempre um adulto agindo de má fé, que muitas vezes chega a bater em seu filho caso chegue de mãos vazia para casa. Muitos dos pais dessas crianças são pessoas que nunca freqüentaram uma escola, possuem vícios por álcool, maconha, cocaína, entre outros. Todos nós sabemos que um drogado faz de tudo pelo sustento de seu vicio, chegando a ponto de colocar seus filhos nos faróis para pedir esmolas.

Será que essas crianças exploradas por seus pais merecem crescer dessa forma, pedindo esmolas? Para onde vai a Auto-Estima desses menores e a expectativa para o futuro? Estamos sempre colocando a responsabilidade por mudança e melhoria da nação em cima das crianças, falamos que eles serão o futuro de nosso país.
Como uma criança que passa por esse tipo de experiência pode crescer pensando que um dia irá contribuir para o desenvolvimento de sua pátria. A partir do momento em que damos esmolas a um menor estamos contribuindo para aumentar ainda mais a baixa estima desses jovens brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário