sábado, 25 de junho de 2011

Festas juninas

Junho é o mês de São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, as festas que acontecem em todo o mês de junho são chamadas de "Festa Joanina", especialmente em homenagem a São João.

   O nome joanina teve origem, segundo alguns historiadores, nos países europeus católicos no século IV. Quando chegou ao Brasil foi modificado para junina. Trazida pelos portugueses, logo foi incorporada aos costumes dos povos indígenas e negros.
No calendário temos:

Santo Antônio - 13 de junho
Entre os santos que mais são comemorados durante as festas juninas, Santo Antônio é com certeza o que mais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal.
 
Esse santo, que normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou realmente conhecido como "casamenteiro"e é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.

Em vários lugares do Brasil, há moças que chegam a realizar verdadeiras maldades com a imagem de Santo Antônio a fim de agilizarem seus pedidos.

São João - 24 de junho
Outro santo muito comemorado no mês de junho é São João. Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.
No Nordeste do País, existem muitas festas em homenagem a São João, que também é conhecido como protetor dos casados e enfermos, principalmente no que se refere a dores de cabeça e de garganta.

São Pedro - 29 de junho
O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos pescadores. São Pedro foi um dos doze apóstolos e o dia 29 de junho foi dedicado a ele.



Mês de junho, o cheiro está no ar... comidas típicas, fogueiras ardentes e trepidantes, simpatias, superstições,  fogos de artifícios, músicas e rezas, muitas rezas. Todo o mês é considerado como tempo consagrado a estes santos,principalmente às vésperas que é quando se realizam os rituais e simpatias, a parte mágica das festas típicas do catolicismo popular.
As supertições para casar ou saber sobre o futuro marido,  coisa levada muito a sério. 
As recordações se atropelam em minha mente: as comilanças: pipoca, canjica, pé de moleque, quentão dentre outros. Crianças e adultos se envolvem em uma alegria de “dar gosto”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário