domingo, 29 de maio de 2011

Quem chama a SAMU, ás vezes, acaba SIFU...

Basta ligar a tv e uma chuva de casos escabrosos de superlotação hospitalar e tentativas infrutíferas de atendimento médico aparecem por todo país.
Eu não sou um grande expert no assunto, mas tenho vivência e observo o que acontece em minha volta... Quando se trata de comunidades carentes a coisa meio que se perde nas medidas assistencialistas do governo e a maquiagem as vezes não transparece a real situação em que estamos.
Eu sou teimoso, gosto de repetir o jargão: "Viu? Eu não falei??"

Hoje quero falar sobre o tal Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; o tal SAMU...
O serviço brasileiro foi criado em cima do modelo Francês que através do telefone 192 a pessoa faz o contato passando uma breve descrição da urgência médica e as unidades ambulatoriais são rapidamente deslocadas para atender os enfêrmos. As ambulâncias contam com UTI´s móveis, veículos de suporte, veículos de transporte, veículos de intervenção rápida, lancha, helicóptero e até motos.
O SAMU é um serviço oferecido pelo governo federal mas conta com a parceria dos estados e dos municipios.

Até aí ok, mil maravilhas; amo muito tudo isso!
Na  capital num final de semana durante um Grenal, houve um tiroteio num bar resultando em dois feridos. Chamaram a SAMU para fazer o atendimento e depois de quinze minutos esperando, um morador indignou-se recolheu os feridos e os levou para o hospital. No caminho ainda foi detido pela polícia que achou que ele é que tinha baleado as pessoas. O SAMU até agora não apareceu.

É muito comum mulheres que entram em trabalho de parto chamarem policiais para serem levadas ao hospital ao invés de unidades de saúde.
Isso porque não dá pra confiar no tal SAMU. Os atendentes precisam dar a letra pra quem ta do outro lado; por exemplo: Estamos atendendo outros casos e não temos previsão de quando poderemos ajudar. - SIMPLES ASSIM!!
Por favor não brinquem com a vida das pessoas! Se não vão vir, digam logo...

Agora vou ali me acalmar, porque to sentindo um aperto no coração e não tem ninguém pra me levar daqui
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário